Os arquivos XML fazem parte da rotina de todas as empresas que lidam com documentos fiscais eletrônicos como NF-e, NFC-e, NFS-e e CT-e.

Porém, apesar desses arquivos estarem no dia a dia de diversas instituições, muitos ainda podem ter dificuldades para abrir os arquivos de forma segura e fazer a sua leitura, e com isso, acabam buscando por alguns conversores de XML para PDF e se decepcionam.

Por fim, é mesmo possível abrir um arquivo XML com segurança? Neste artigo nós mostraremos que sim e como o sistema de gestão físcal pode te ajudar

Afinal, o que é um arquivo XML?

O XML, eXtensible Markup Language em inglês, é um conjunto de códigos utilizados para definir as regras de codificação de diferentes documentos de forma que eles sejam lidos facilmente por humanos e softwares.

Ao falarmos do xml de nota fiscal, podemos definir como a versão digital da sua nota fiscal física, e esse formato segue um padrão nacional de escrituração físcal, que contém informações sobre os dados do emitente, produtos e/ ou serviços, ICMS, transporte e informações complementares.

5 formas de abrir um XML com segurança

Não armazenar suas notas fiscais pode gerar multas superiores a R$ 1 mil por documentação. Por isso, ao salvar o XML de suas notas fiscais, você garante uma proteção jurídica e fiscal.

Porém, conforme falamos anteriormente, muitos acabam tendo dificuldade na hora de abrir esses arquivos. Pensando nisso, confira a seguir os modos mais seguros de consultar as informações do seu arquivo XML.

1. Bloco de Notas

Todos os computadores possuem instalado um editor de texto, por isso, o método mais simples de abrir o seu xml, é utilizando o próprio bloco de notas. Basta selecionar o arquivo na pasta do computador, clicar com o botão direito do mouse, ir em “Abrir com” e selecionar o programa.

Em contrapartida, a visualização neste método é complicada,  já que as informações vêm em uma só linha, e surgem embaralhadas.

2. Por um navegador

Outra possibilidade, é utilizar um navegador como o Google Chrome, Firefox, Edge e etc. Basta abrir o navegador e arrastar o arquivo até a tela.

A visualização neste modo é mais fácil que em um bloco de notas, porém, a leitura de cada xml pode atrasar o processo para as empresas.

3. Excel

Para visualizar um xml no excel, basta procurar o arquivo em seu computador e clicar com o botão direito do mouse, ir em “abrir com” e selecionar Excel.

A conferência do arquivo neste formato é trabalhosa, já que o xml virá com as tags separadas.   

Pelo sistema Ábax

O método mais seguro e prático para abrir o arquivo xml, é utilizando um sistema de software apropriado. Basta selecionar uma ou mais notas e subir o arquivo.

O sistema de gestão fiscal da Ábax te permite realizar a visualização de forma organizada e eficiente, além de armazenar todos os seus dados em servidores, protegendo sua integridade a cada passo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *