No artigo de hoje, vamos te ensinar mais sobre a chave de acesso das notas fiscais eletrônicas, para você entender o que ela significa.
As notas fiscais eletrônicas revolucionaram a forma de emissão de documentos a respeito de uma compra no Brasil. Nas notas fiscais, tem uma sequência numérica que não é muito bem entendida: a chave de acesso.
No texto de hoje, vamos entender o que é a chave de acesso, sua importância e como ela é composta. Vamos ao texto!
O que é a chave de acesso de uma nota fiscal eletrônica?
A chave de acesso de uma nota fiscal eletrônica é uma sequência de números única sendo utilizada para identificar notas fiscais eletrônicas.
Mesmo que existam duas notas com o mesmo número de documento, nunca existirão duas chaves de acesso que sejam iguais.
Com isso fica clara a importância da chave de acesso, no processo de distinguir diferentes notas. Sendo um mecanismo criado para trazer mais segurança e agilidades nas operações comerciais.
Em termos gerais a chave de acesso, pode ser entendida como um CPF da nota fiscal, servindo como a identificação dos documentos, além de ajudar a evitar confusões e ajudar no arquivamento.
Como é formada a chave de acesso da NF-e?
Embora pareça um número gigante aleatório, a chave de acesso tem muito por trás dessa “aleatoriedade”. Vamos entender melhor que o número gigante é formado.
A chave de acesso é uma sequência formada por 44 números, que representam alguns dados acerca da empresa e da própria nota fiscal.
Todas as chaves de acesso seguem uma lógica, onde cada conjunto de números representa uma informação. Dessa maneira, é possível agrupá-la em conjuntos e fazer essa verificação.
Veja abaixo os grupos de sequências que fazem parte da chave de acesso:
Vamos ver um exemplo de chave de acesso, para melhor entendimento.
Para encontrá-lo em outra nota verifique o número abaixo do código de barras, geralmente localizado no canto superior direito da nota fiscal.
Como exemplo vamos utilizar a seguinte sequência:
3221 1006 5707 1500 0825 5500 1015 9144 6411 3355 2959
Utilizando o conhecimento acima, podemos dividi-lo da seguinte forma:
32 – Código do estado
2110 – Ano e mês da emissão
06 5707 1500 0825 – CNPJ da empresa
55 – Modelo de identificação da nota fiscal
001 – Série da NF-e
015 9144 64 – Número da NF-e
1 – Tipo de emissão do documento
1 3355 295 – Código numérico da chave
9 – Dígito Verificador
Cada estado tem seu código UF
Veja abaixo a sequência de dois números de cada estado brasileiro;
Como conseguir a chave de acesso da Nota Fiscal?
Para descobrir a chave de acesso tem basicamente dois caminhos: solicitar ao fornecedor que lhe envie a Danfe e o XML por e-mail ou utilizar a solução Ábax Inbound para realizar o download de todos os documentos emitidos para sua empresa, diretamente nos serviços disponibilizados pela secretaria da fazenda federa..
Conclusão
No texto de hoje, vimos sobre a chave de acesso das notas fiscais eletrônicas, aprendendo que ela é composta de 44 números, onde cada grupo de números tem um motivo para existir.
A chave de acesso sempre será única e exclusiva para cada documento fiscal existente, dessa forma é garantida a idoneidade e a segurança de uma nota fiscal eletrônica.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!
Tinha que ter um aplicativo como mexer no Abax ,como conhecimento, até a parte final de toda liberação,ensinando,seria uma somatório.
Silvio, espero que esteja tudo bem com vc? Já estamos trabalhando para criarmos vídeos de treinamento para o próximo ano, em nosso site temos vários manuais, mas o objetivo é deixar o aprendizado mais fluído e dinâminco. Muito obrigado pelo sua sugestão!