• 8 de fevereiro de 2022
  • abaxsistema
  • ÁBAX

No artigo de hoje, vamos te ensinar mais sobre a chave de acesso das notas fiscais eletrônicas, para você entender o que ela significa.

As notas fiscais eletrônicas revolucionaram a forma de emissão de documentos a respeito de uma compra no Brasil. Nas notas fiscais, tem uma sequência numérica que não é muito bem entendida: a chave de acesso.

No texto de hoje, vamos entender o que é a chave de acesso, sua importância e como ela é composta. Vamos ao texto!

O que é a chave de acesso de uma nota fiscal eletrônica?

A chave de acesso de uma nota fiscal eletrônica é uma sequência de números única sendo utilizada para identificar notas fiscais eletrônicas. 

Mesmo que existam duas notas com o mesmo número de documento, nunca existirão duas chaves de acesso que sejam iguais. 

Com isso fica clara a importância da chave de acesso, no processo de distinguir diferentes notas. Sendo um mecanismo criado para trazer mais segurança e agilidades nas operações comerciais. 

Em termos gerais a chave de acesso, pode ser entendida como um CPF da nota fiscal, servindo como a identificação dos documentos, além de ajudar a evitar confusões e ajudar no arquivamento. 

Como é formada a chave de acesso da NF-e?

Embora pareça um número gigante aleatório, a chave de acesso tem muito por trás dessa “aleatoriedade”. Vamos entender melhor que o número gigante é formado.

A chave de acesso é uma sequência formada por 44 números, que representam alguns dados acerca da empresa e da própria nota fiscal. 

Todas as chaves de acesso seguem uma lógica, onde cada conjunto de números representa uma informação. Dessa maneira, é possível agrupá-la em conjuntos e fazer essa verificação.   

Veja abaixo os grupos de sequências que fazem parte da chave de acesso:

Vamos ver um exemplo de chave de acesso, para melhor entendimento. 

Para encontrá-lo em outra nota verifique o número abaixo do código de barras, geralmente localizado no canto superior direito da nota fiscal.

Como exemplo vamos utilizar a seguinte sequência: 

3221 1006 5707 1500 0825 5500 1015 9144 6411 3355 2959

Utilizando o conhecimento acima, podemos dividi-lo da seguinte forma:

32 – Código do estado

2110 – Ano e mês da emissão

06 5707 1500 0825 – CNPJ da empresa

55 – Modelo de identificação da nota fiscal

001 – Série da NF-e

015 9144 64 – Número da NF-e

1 – Tipo de emissão do documento

1 3355 295 – Código numérico da chave

9 – Dígito Verificador

Cada estado tem seu código UF

Veja abaixo a sequência de dois números de cada estado brasileiro;

Como conseguir a chave de acesso da Nota Fiscal?

Para descobrir a chave de acesso tem basicamente dois caminhos: solicitar ao fornecedor que lhe envie a Danfe e o XML por e-mail ou utilizar a solução Ábax Inbound para realizar o download de todos os documentos emitidos para sua empresa, diretamente nos serviços disponibilizados pela secretaria da fazenda federa..

Conclusão

No texto de hoje, vimos sobre a chave de acesso das notas fiscais eletrônicas, aprendendo que ela é composta de 44 números, onde cada grupo de números tem um motivo para existir. 

A chave de acesso sempre será única e exclusiva para cada documento fiscal existente, dessa forma é garantida a idoneidade e a segurança de uma nota fiscal eletrônica.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *