• 16 de fevereiro de 2022
  • abaxsistema
  • ÁBAX

Procurando todas as informações relevantes sobre os certificados digitais? Não precisa mais procurar, você acaba de encontrar.

O certificado digital é um importante fator em praticamente qualquer empresa, seja pela sua versatilidade ou para garantir diversos processos online, certamente, é algo que todo empreendedor precisa conhecer.

Por isso, juntamos o que tem de mais completo sobre o tema, para te apresentar nesse artigo. Siga conosco e descubra tudo sobre certificado digital. Vamos ao texto! 

Guia Completo: o que é certificado digital?

O certificado digital é uma assinatura digital de uma pessoa jurídica ou física. Possuindo validade jurídica e sendo usada para assegurar diversos processos, serviços e transações digitais.

Possibilitando que o empreendimento ou o indivíduo identifique-se assinando um documento através de um meio eletrônico. Além disso, o certificado digital traz informação, como:

  • Chave privada e chave pública;
  • CPF, CNPJ, nome e e-mail do responsável pela empresa;
  • Validade do certificado digital;
  • Além de um link para aumentar o prazo de duração do certificado.

Para que serve o certificado digital?

Como dito acima, o certificado digital possibilita assinar e validar diversos documentos, vamos para alguns deles:

  • NF-e;
  • Cupons Fiscais Eletrônicos;
  • CT-e;
  • Petição em processo eletrônico;
  • Entre outros.

O certificado digital possibilita ainda efetuar login em ambientes seguros e no envio de declarações do IR (Imposto de Renda).

Por que é necessário que a empresa tenha um?

O uso do certificado digital é obrigatório na emissão de NF-e, sendo também requerido pelo SEFAZ para baixar o documento. Além disso, é muito eficiente agilizando processos, que precisam de uma assinatura.

Sem possuir um certificado digital, a empresa terá dificuldades para realizar operações em instituições financeiras, como bancos, e em organizações verificadoras de crédito, para citar apenas algumas.

Quais são os tipos de certificações?

Existem inúmeras modalidades de certificados digitais, porém, os mais utilizados e conhecidos são:

  • Certificado e-CPF: é utilizado como comprovante de identidade de uma pessoa física para ações que essa comprovação precisa ser validada, como por exemplo, assinatura em documentos;
  • Certificado e-CNPJ: sendo utilizado apenas pelo responsável do CNPJ, ele substitui documentos físicos em ambientes onlines;
  • Certificado NF-e: é destinado à emissão da NF-e.

Importante: um empreendimento pode ter mais de um certificado digital, sendo bem comum, inclusive.

Quais as diferenças entre certificados A1 e A3?

Veja as diferenças entre os dois tipos de mídia de certificado digital:

  • Certificado A1: os dados ficam registrados no computador do portador, não tendo a necessidade de um token plugado para verificar e validar os documentos. Sendo bastante utilizado por empresas de tem uma grande emissão de documentos eletrônicos, como NF-e, por exemplo;
  • Certificado A3: é compatível com o Certificado A1, sendo equivalente. Porém, é armazenado em uma mídia de armazenamento predeterminada, comumente sendo utilizado um token com entrada USB (mas também pode ser em um smart card ou um cartão com chip), que deve ser conectado para validar e assinar os documentos.  

Como adquirir o certificado digital?

A empresa ou pessoas física, precisa buscar um site de uma Autoridade Certificadora que esteja credenciada no ICP-Brasil e escolher o certificado desejado.

Como algumas Autoridades Certificadoras, podemos citar: o Serasa, o Serpro, o Certisign, entre outras, além de poder comprar o certificado na Associação dos Contabilistas de sua cidade.

Após efetuar a compra, é necessário levar os documentos que são solicitados (tendo em vista o tipo de certificação), para uma Autoridade de Registro, efetuando a identificação de forma presencial. 

Na internet, as Autoridades de Registro disponibilizam listagens com os endereços dos centros de atendimento.

Quanto custa o certificado digital?

Pelo fato de existirem diferentes formas de comprar um certificado digital, seu preço pode variar um pouco. Em linhas gerais, seu preço médio pode variar em mais de 300 reais (pelas necessidades e especificações de diferentes certificados). Por isso, seu custo pode variar entre 220 reais a 540 reais.

Como renovar o seu certificado digital?

Para renovar seu certificado digital é muito fácil, podendo ser feito de forma digital. Para renovar você precisa procurar a Autoridade Certificadora do certificado, onde te passarão as diretrizes do que fazer.

Diferentes órgãos têm diferentes processos, dessa forma, é preciso verificar com o que emitiu o seu. Para manter seu certificado funcionando é recomendado renovar um mês antes do vencimento.  

Afinal, o certificado digital é seguro?

Sim, certamente, o certificado digital é bastante seguro, tendo validade jurídica e sendo requerido por instituições do Governo.

Por que ter um certificado digital?

O certificado digital é uma maneira de assinar com segurança e validade jurídica os documentos digitais.

Conclusão

Nesse guia completo sobre os certificados digitais, entendemos a sua importância, onde pode ser usado e, porque é imprescindível para a maioria dos empreendimentos.

Acreditamos que passamos todos os detalhes importantes, mas se ficou com alguma dúvida específica, conte-nos comentários e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *