• 22 de fevereiro de 2022
  • abaxsistema
  • ÁBAX

Você conhece o conceito de economia circular? Entendê-la e colocá-la em prática é e será fundamental para o hoje e para o futuro do mundo inteiro. No texto de hoje, falaremos sobre a economia circular. 

No modelo atual de economia, fica claro que cada vez mais estamos tirando do planeta e pouco fazendo para ajudá-lo. Exemplo disso, é o grande descarte de lixo vindos da indústria e da sociedade de maneira geral. 

No Brasil em 2019, foram mais de 11 milhões de toneladas produzidas de lixo, o quarto país que mais produz lixo entre todos.

Para tentar lidar com isso, diversos governos internacionais têm sentado para conversar e buscar uma saída. Um dos modelos que parece ajudar e muito a lidar com esse problema mundial é a economia circular.  

No texto de hoje, vamos falar sobre e seu conceito e como ela pode ser adotada pelas empresas, sem afetar diretamente nos lucros. Sem mais delongas, vamos ao texto!

Conceito de Economia Circular

Para entender o conceito de economia circular, é preciso analisar o cenário atual do mercado, onde o modelo de economia circular vem ganhando cada vez mais espaço. 

Muito por conta do pensamento de alguns, que está voltado para o desenvolvimento sustentável.  Porém, ainda não é a maioria.

O modelo tradicional que estamos acostumados e inseridos na sua grande maioria, se baseia na extração de recursos naturais para criarem novos produtos, onde são usados até que sejam descartados na forma de resíduos. 

Deste modo, a busca pelo lucro passa pela quantidade extraídas de recursos e pela produção.

Já no conceito de economia circular, temos uma aproximação da produção com os ciclos naturais dos ecossistemas, que são fundamentais para a sobrevivência do ser humano. 

Onde os produtos e serviços possuem uma origem de forma natural e após seu uso, retornado novamente para a natureza. 

Para ser possível alcançar uma economia circular é preciso a adoção de práticas sustentáveis nas empresas, como a reciclagem, logística reversa, reutilização, remanufatura, a instituição de políticas de resíduos sólidos, compartilhamento de bens, entre outras.

Mas para que tudo funcione na prática, é preciso que a mudança seja real na mentalidade dos empreendedores, que precisam ver além apenas do lucro e buscar cada vez mais a preservação do meio ambiente, para que assim seja possível obter benefícios em comum.

Porém, a economia circular não é algo (apenas) de caráter filantrópico, é possível que as empresas agreguem valor com os benefícios estratégicos e operacionais de adotar um modelo industrial regenerativo. 

Então, é possível ter o melhor dos dois mundos, benefícios para a sociedade e também para as empresas. 

Como uma economia circular é possível aumentar o potencial econômico de crescimento, desenvolver formas sustentáveis de economia, reduzir os custos dos insumos, bem como, criar novas oportunidades de negócios.

Economia Circular: uma estratégia de negócios e preocupação com o meio ambiente.

Como dito acima, é possível que as empresas tenham resultados, mesmo seguindo a economia circular, muitas vezes maiores que na economia “tradicional”

Afinal, sabemos que o lucro é necessário para que as empresas existam e com isso ter cada vez mais empregos para as pessoas. Dessa forma, é preciso sempre aliar o conceito de economia circular com os resultados financeiros.

Porém, é preciso ressaltar que o lucro não pode ser o único objetivo nas empresas. 

Problemas como o aquecimento global e as mudanças climáticas são impactados diretamente pela poluição dos seres humanos (por mais que alguns neguem esses fatos). Então, é claro que algo precisa ser feito. 

Felizmente, tudo isso é aplicável dentro da economia circular, tendo em vista que a adoção desse modelo reduz os custos da produção, por conta da utilização de forma racional dos insumos. 

Deste modo, a lei da oferta e procura é afetada, criando uma nova tendência em todo sistema econômico, criando um crescimento de forma ampla e geral. 

Ficando claro que a adoção de uma economia circular tem a capacidade de inovar e gerar novas oportunidades para empreendedores, paralelamente a isso, terá o aumento do lucro. 

Se todos seguirem a ideia da economia circular, será possível melhorar a saúde do planeta, sem trazer prejuízos para as empresas. Mas isso precisa ser implantado quanto antes, para evitar algo irreversível.

Conclusão

No artigo de hoje conhecemos e entendemos o conceito de economia circular, uma forma sustentável de ver o mundo dos negócios. É importante que cada vez mais os empreendedores utilizem esse conceito, tendo em vista, que os benefícios, tanto para eles quanto para a sociedade são gigantes.

Entender que o meio ambiente é uma das coisas mais importantes do mundo e para o futuro de todos nós, é a forma mais efetiva de implantar o conceito de economia circular. 

Abandonando antigos hábitos e trazendo formas sustentáveis de garantir que a economia funciona.

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais, para que cada vez mais pessoas conheçam e entendam a importância de implantar uma economia circular. Todos nós temos a ganhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *