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Manual CTE

Prezados,

Em um guia do módulo de CTE mostraremos inicialmente uma apresentação da tela principal do módulo. Para acessar o módulo de CTe no ábax pode ser acessado na barra superior direita do ábax:

Assim como nos outros módulos podemos ver acima o filtro para que os usuários filtrem as notas que procuram (por padrão o filtro traz todas as notas do dia), mais abaixo vemos um conjunto de ferramentas e ao final da imagem vemos a lista de notas fiscais que atendem ao filtro aplicado.

Primeiro vejamos o filtro, para acessá-lo devemos clicar na barra no topo da página:

O filtro é uma ferramenta que utilizamos para buscar uma ou mais notas com determinadas características. A aba inicial do filtro é a aba DACTE onde podemos filtrar notas pelo ID, pela chave do CTe ou ainda pode-se inserir várias chaves.

A segunda aba pode filtrar notas com base no estado do emissor, do remetente ou do destinatário:

A terceira aba do filtro é onde os usuários podem filtrar notas com base no status atual do CTe, por exemplo, o usuário conseguiria buscar apenas notas com fornecedor cadastrado e que possuam NFe vinculadas:

A quarta aba o usuário consegue filtrar notas com campos da nota fiscal, como número da nota, fornecedor, valor, destinatário e ainda o usuário quem registrou a nota:

A última aba do filtro é pesquisas por datas onde o usuário pode buscar data de emissão da nota, de recebimento do XML, da presença de carga e do registro:

No topo do filtro podemos ver algumas ferramentas:

Explicando a funcionalidade da esquerda para a direita temos:

  • “Consultar”: consultar notas com base no filtro efetuado;
  • “Limpar”: Limpa os dados do filtro efetuado em todas as abas;
  • Ícone um (quadrado verde com 10): Buscar documentos emitidos nos últimos 10 dias;
  • Ícone dois: Buscar documentos emitidos nos últimos sete dias;
  • Ícone três: Buscar documentos emitidos no mês atual;
  • Ícone quatro: Buscar documentos emitidos nos últimos três dias;
  • Ícone cinco: Buscar documentos emitidos nos últimos seis dias;

Abaixo do filtro vemos também um conjunto de ferramenta do ábax:

Explicando a funcionalidade da esquerda para a direita temos:

  • “Consultar”: Consulta notas com base no filtro efetuado;
  • “Atualizar Status”: Atualiza os dados das notas listadas para a situação atual;
  • “DashBoard”: um painel de controle das notas e conferencia de estatística. O módulo de Indicadores faz uma função similar;
  • Exportar.xls: Migram dados da tela com as notas filtradas para um arquivo Excel;
  • “Download em PDF”: Realiza um download para sua máquina de todos os PDFs das notas selecionadas;
  • “Download da CTe”: Realiza o download para sua máquina de todos os XML (se a nota deu entrada via XML) das notas selecionadas;
  • “Marcar como executado”: Marca todos os serviços filtrados como executados.

Antes de iniciarmos o módulo de CTe é essencial ao usuário ter conhecimento das informações listadas abaixo:

  1. Para registro de CTe de compra de mercadorias (CTe vinculado) é necessário realizar o vínculo de NFe especificada no CTe. No ábax, o sistema mostra as notas na tela de documentos originários:

Para registro de CTe de vendas de produtos (CTe de entrada), não há a necessidade de vínculo de NF mas torna-se necessário vínculo de uma ordem de compra devidamente feita para entrada deste frete.

O processo de registro de um CTe vinculado (pelo MT 116) acrescenta o valor do frete ao produto que o frete transportou, já o processo de CTe de entrada (pelo MT 103) faz o registro do CTe colocando o valor do frete no produto cadastrado da Ordem de compra registrada no processo ábax. Estas informações são definidas na classificação fiscal nas abas de Produto e Processo:

Para registrar o CTe vinculado é necessário realizar o registro de todas as notas fiscais mencionadas. Pode-se ver o status das notas mencionadas na aba Documentos originários:

Na matriz fiscal quando o campo IN_NF_TOMADOR é remetente, significa que o CTe é um documento de venda, por outro lado, quando o campo é destinatário significa que o CTe é um documento de compra.

  1. Na tabela de envio do ábax (ZNF), o campo ZNF_TPLANC é preenchido com o valor ‘2’ quando o documento CTe for entrar pelo processo do MT 116 (documento vinculado – com NFe)

Com essas informações em mente, vamos seguir para o processo de registro do CTe. O processo do ábax normalmente ocorre da esquerda para a direita, desta forma se o CTe tiver fornecedor (Emissor do CTe – normalmente transportadora) cadastrado e o CTe não estiver cancelado na SEFAZ o primeiro passo do CTe seria a verificação de documentos originários nos casos de CTe vinculados ou da classificação fiscal para os casos de CTe de venda (documentos de entrada).

A tela de documentos originários apresenta dados das NFe vinculadas, para que a bandeira fique verde e o usuário possa prosseguir com o processo de registro do CTe é necessário registrar as notas fiscais no Protheus antes.

Após este ponto precisamos ir para o processo de classificação fiscal (ícone do escudo dourado):

A classificação é representada pelo escudo dourado e é a parte no processo ábax onde o usuário define a forma que serão tratados os impostos, necessidade de ordem de compra, tipo de CTe e necessidade de NFe. Pode estar com bandeira verde que significa que foi encontrada uma regra compatível ou com bandeira vermelha que significa que não foi encontrada uma regra fiscal compatível.

Quando o sistema não encontra nenhuma regra compatível, o ideal é criar uma nova regra, com as informações necessárias em cada um dos critérios. Devemos tomar cuidado ao criar as regras para que ela não fique ampla demais, apenas para exemplificar uma regra ampla, seria no caso de um ou mais critério possuírem o valor ‘*’ (que indica ao sistema que qualquer valor é aceitável para aquele campo), quanto mais ampla a regra maior a probabilidade de gerar conflitos futuros.

            Há duas maneiras de criar uma nova regra e uma de editar uma regra já criada, vamos ver cada uma delas:

  • Criar regra a partir dos dados da nota atual: Esta opção utiliza como padrão para os campos todos os dados da nota, ou seja, ao utilizá-la todos os campos serão preenchidos conforme nota e a regra irá ser 100% compatível;

Criar regra a partir de outra regra existente: Esta opção utiliza como padrão para os campos todos os dados de outra regra criada, ao utilizá-la todos os campos serão preenchidos conforme regra de referência podendo ser editados;

Adaptar uma regra fiscal: É possível editar uma regra fiscal já criada para que determinada regra passe a ser aceita para a nota. Nesta opção podem-se adicionar dados à regra, editar um dado já inserido ou ainda retirar um dado, porém todas as alterações ficam salvas referenciando o usuário que as efetuou.

Também é possível ao usuário excluir uma regra, clicando no botão excluir regra na linha da regra correspondente:

Para explicar cada uma das abas da classificação vamos partir da esquerda para a direita.

TES: É o local onde o usuário define a TES que será enviada para o Protheus;

  • Natureza: É o local onde o usuário define a Natureza que será enviada para o Protheus;
  • Produto: O local onde o usuário define qual como ocorrerá o vínculo de DePara, onde:

PEDIDO: Exige ordem de compra;

FRETE DE COMPRA: Não exige ordem de compra.

  • Processo: Onde o usuário informa se será tratado como CTe de entrada (venda de produto) ou CTe vinculado (compra de mercadoria), onde:

DOC.ENTRADA: CTe de venda – não exige NFe;

NT.CONHEC.FRETE: CTe de compra – exige NFe vinculada.

  • TIPOCTE: Local onde o usuário define qual será o valor enviado para o Protheus no campo “Tipo de documento”.

Com isso a classificação foi concluída.

O próximo passo são as informações complementares da nota…

Agora temos o procedimento dentro da tela do DePara (somente é necessário este processo quando a aba PRODUTO contiver o valor PEDIDO ou quando o usuário desejar modificar a condição de pagamento do CTe).

A tela do DePara é representada pelo ícone da lupa.

Assim como nos outros módulos de DePara um, a tela de DePara é utilizada para estabelecer vínculos de ordem de compra e de itens.

O vínculo dos itens deve ser realizado sempre uma única vez, o conhecimento é gravado em banco de dados e se dá por item do fornecedor.

Para realizar o vínculo manual dos itens você deve clicar no ícone “quebra cabeça” da OC e depois no ícone da NFe, sempre alternando entre um e outro, até que todos os itens estejam vinculados, depois clique em salvar, no ícone “corrente com + verde”

Existem duas formas de se fazer a unidade de medida, a primeira delas é por item, basta clicar no ícone da unidade de medida, que está na linha do item da NFe, a segunda forma, é para notas que possuem muitos itens, clique no ícone “imã” que se localiza na parte superior a ordem de compra, e serão listados todos os itens que não possuem unidade de medida realizada.

Insira o valor da conversão e clique em salvar.

Valide as informações salvas, caso precise, poderá excluir o vínculo, conforme imagem a baixo:

Para salvar a exclusão clique no botão excluir relacionamentos selecionados na parte superior da tela, conforme imagem abaixo:

Após a conclusão do processo de DePara o último processo onde o usuário interage é o executado, representado pelo ícone do martelo, porém este botão apenas envia o CTe para registro e simboliza que a carga foi entregue.

Por fim a última tela é a tela do registrado, simbolizado pelo ícone do diamante, onde as bandeiras dizem se a nota foi registrada e como foi registrada:

  • Bandeira verde: Registrada via ábax;
  • Bandeira amarela: Registrada manualmente no ERP;
  • Bandeira preta: Nota registrada com valor errado;
  • Bandeira vermelha: Nota não registrada;
  • Bandeira Azul (Protheus): Nota aguardando processo de registro;
  • Bandeira laranja: Erro durante o processo de registro.

Quando a nota já foi registrada, é permitido ao usuário acessar o diamante e verificar os dados da nota (lado esquerdo) com os dados do registro da nota no ERP (lado direito):

Quando a bandeira ficar laranja, na tela de preenchimento terá um LOG do erro para que o caso seja verificado.

Sumário