Com o advento da internet, surgiram também inúmeras tendências tecnológicas para suprir as novas necessidades humanas. O mundo corporativo e empresarial não ficou distante dessa nova realidade.
Ainda que, alguns empresários e gestores insistam em não abraçar o novo, fato é que, existem tendências tecnológicas que podem ajudar e muito, a qualquer empresa se destacar no futuro.
A tecnologia é mais aceita, portanto, nas instituições mais estruturadas, organizadas, flexíveis, planejadas e com capacidade de adaptação.
Somente aceitando as novas e promissoras tendências tecnológicas, será possível existir entregas eficientes.
Tendências tecnológicas que podem ajudar o futuro de qualquer empresa
· Inteligência artificial
A inteligência artificial, isto é, a inteligência similar à humana exibida por sistemas de software, tem sido uma grande promessa para as empresas.
O ChatBot, ou seja, aqueles robôs que procuram simular uma conversa humana, estão sendo cada vez mais utilizados como ferramenta de atendimento e vendas.
Considerando que, apenas um robô, faz a substituição de cerca de quatro pessoas em uma operação, a utilização dessa inteligência artificial torna o negócio cada vez mais rentável e escalável.
· Big data
Ainda que o nome seja um pouco estranho, a definição não é tão complicada.
O big data consiste em um sistema onde os dados chegam com maior volume, variedade e velocidade.
Muitos empresários não conseguem calcular o retorno sobre o investimento de uma venda, por exemplo. Tampouco sabem dizer quantas vezes cada um dos seus clientes fizeram novas aquisições ao longo de um ano ou quais produtos a persona compra com frequência.
Nesse sentido, uma tendência tecnológica que tem ganhado grande aceitação no mercado é o Big Data.
Com essa ferramenta e os dados fornecidos por ela, o gestor consegue entender, de forma cada vez clara, qual a jornada de compra de cada consumidor e, então, trabalhar uma mensagem personalizada, que atenda à necessidade de cada cliente.
· Realidade virtual
Essa tendência tecnológica que permite a um usuário vislumbrar gráficos em 3D ou imagens em 360º com o intuito de criar uma sensação de presença, está cada vez sendo mais utilizados no meio empresarial.
Desde as obras da construção civil até as redes de hotéis e demais ramos do entretenimento então recorrendo à realidade virtual.
Com essa ferramenta é possível impactar diretamente na venda do produto, uma vez que, com essa tecnologia, o consumidor tem experiência real da compra, mesmo antes de o produto ser finalizado.
· Pagamentos digitais
As máquinas de cartões estão no mercado desde o início dos anos 1971. Contudo, com o avanço da modernidade, surgiu nos anos 2000 a função near-field communication.
A near-field communication, isto é, a tecnologia que permite a troca de dados sem fio entre dispositivos compatíveis e próximos, de forma segura, tem ganhado mais popularidade nos últimos tempos.
Essa ferramenta permite que o indivíduo realize o pagamento de compras ou serviços com apenas um celular, um relógio ou pulseira.
Essa tendência tecnológica, além de oferecer bastante comodidade, praticidade e velocidade para clientes e empresas, pode fazer com que as taxas sobre a empresa sejam reduzidas.
· Privacidade e segurança
Ainda que para algumas pessoas, a privacidade não passe de uma lenda, no mundo digital, é de suma importância que as empresas preservem as informações pessoais dos seus clientes e, sobretudo, garanta a segurança dos dados.
As informações confiadas a uma empresa são bastantes valiosas para a organização. Somente com esses dados é possível fazer sugestões cada vez mais personalizadas e assertivas de acordo com o perfil de cada pessoa
· Automação dos processos
A automação dos processos é uma tendência tecnológica para aqueles que estão em busca de agilidade, eficiência e segurança para a sua empresa.
Quando existe uma hiper automatização, isto é, quando todos os processos trabalham unificados, além de melhorar a performance das atividades existe um aumento significativo da produtividade.
Engana-se, portanto, quem pensa que essa solução é destinada apenas às grandes instituições. Ela atende perfeitamente as empresas menores ou aquelas que não possuem tecnologias enxutas e conectadas entre si.
Com a automação dos processos é possível otimizar o funcionamento da empresa, bem como, os negócios digitais. Um exemplo destas automatizações é a escrituração automático de documentos fiscais utilizando soluções de mercado como o Ábax Inbound.
· Operações em qualquer lugar do globo terrestre
Não existe mais espaço no mundo contemporâneo para problemas relacionados à geolocalização, uma vez que tudo está conectado.
Essa tendência tecnológica ficou mais evidente com as necessidades que a crise sanitária da Covid-19 provocou.
A presença física das empresas deixou de ser imprescindível para a manutenção e crescimento dos negócios. Dessa forma, o digital ganhou mais destaque.
Embora os espaços físicos ainda tenham valor, a digitalização junto da possibilidade de realizar qualquer operação e em qualquer lugar estarão cada vez mais presentes no futuro, seja em bancos ou comércios.Ficou interessado em aplicar essas tendências tecnológicas em sua empresa? Não deixe de seguir nosso blog www.abaxsistemas.com.br/blog, toda semana um artigo novinho em folha e bem atual para lhe deixar por dentro do que existe de mais de novo no mundo da tecnologia e inovação.