How Can We Help?

Print

Versão 1.55.12011

Introdução

Este documento tem por objetivo informá-los das mudanças desta versão em comparação à versão anterior. Aqui detalharemos todas as melhorias e correções contidas na versão liberada. Nosso objetivo é trazer transparência para o processo de liberações de versões e com isso ajudar nossos clientes a criar um ambiente de homologação robusto e eficiente, para que toda a entrada em produção de uma nova versão seja o menos impactante possível para todas as áreas envolvidas com o processo do Ábax. É importante ressaltar que nos casos onde a versão não seja homologada, o cliente assume o risco da operação, visto que cada cliente possui particularidades processuais.

A partir da versão 1.54.12008 em diante, os usuários precisarão realizar um ajuste na pasta de configurações do ambiente ao atualizarem para a nova versão. Para obter mais detalhes sobre esta atualização, consulte o manual “Manual_Webconfig.pdf” disponível abaixo.

Testes não realizados para o ERP Sapiens

Correções

  • Erro ao fazer download do PDF

Foi identificado uma situação no cliente onde não está sendo possível baixar nenhum PDF em nenhum módulo pelo botão de “Download em PDF” na tela principal. Com isso, o mesmo já foi corrigido e segue funcionando corretamente.

Protocolo: 6100
  • Mapear XML Prefeitura de Barão de Cocais

Foi identificado a necessidade de mapeamento sobre um xml de Barão de Cocais.

Protocolo: 6022
  • Não localizado o registro do item 04.08 da 116 no sistema para utilização na entrada de notas

Foi adicionado uma checagem por item de mesmo código as listas de serviço 0102. Com isso, não terá mais nenhuma duplicação no sistema.

Protocolo: 6102
  • Problema de Integração com RM notas fiscais

Foi realizado uma correção sobre a query e valorada propriedade VincularCTe quando não encontrar vínculo NFE/CTE.

Protocolo: 6066
  • Erro na leitura de nota no inbox

Foi identificado a necessidade de criação de uma trativa pra que o PDF entre mesmo com o prestador não encontrado conforme as prints seguintes.

Protocolo: 6087
  • Ábax não permite a exclusão de notas sem fornecedor

Foi realizado modificações na classe “VerificarPendencias” para melhora de performance e correção de fluxo de validação de manifesto. Ou seja, a partir de agora, a bandeira do fornecedor não interferirá nas bandeiras de manifesto, prevalecendo a bandeira de status da última ação realizada. 

Protocolo: 6041
  • Erro importação XML de BH

Foi identificado que o ábax ao importar XMLs das prefeituras de BH não estava entregando o código da coligada e filial vazio e dá erro em todas as telas.

Protocolo: 6036
  • Discriminação do serviço na Danfe incorreta

Foi identificado a necessidade de realização sobre a correção da discriminação do serviço e do item da lista de serviço.

Protocolo:
  • Mapear XML Prefeitura de BH Nota fiscal Cancelada

Identificamos um problema de importação relacionado a uma nota que consta como cancelada na Prefeitura de Belo Horizonte em nosso ambiente. Com isso, a nota não está sendo importada no Abax e não há nenhuma mensagem ou notificação de retorno. Portanto, foi adicionado log ao importar a nota, informando que a nota está cancelada e adicionado campo “JUSTIFICATIVA” no log da tela “VIEWDANFSE”.

Protocolo: 6005
  • CTe – acesso para Desabilitar a opção DePara Ordem de Compras

Foi realizado ajuste no acesso “CTe_Documento_Acao_Detalhes” para que funcione de forma análoga ao acesso “NFe_Documento_Acao_Detalhes”, e agora é possível editar a visibilidade do botão de acesso da tela do de/para.

Protocolo: 6137
  • ALTERAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE NF NACIONAL MEI

Foi identificado que, devido às mudanças na modalidade de emissão de Notas Fiscais dos MEIs para Nacional, foram realizadas adequações para a captura e importação das mesmas no Ábax e Protheus. Com isso, foi realizado o mapeamento de Varginha.

  • NFe – Validar valor Frete na tela do de/para

Foi identificado que o ábax não estava exibindo o valor do frete no pedido de compras, na tela do de/para. Com isso, foi ajustado a busca do valor do frete para o “RFC” correto, com isso o valor foi exibido corretamente na tela do de/para.

Protocolo: 5849
  • Notas com bandeira branca

Foi identificado que alguns XMLS estavam apresentando bandeiras brancas. Com isso, foi disponibilizado uma DLL para a resolução do problema.

Protocolo: 5994
  • Matriz Fiscal – CTE – Campo IN_NF_OPERACAO

Foi identificado na Matriz Fiscal do CTe que o campo “IN_NF_OPERACAO” deveria buscar a informação do CFOP do CTe, considerando apenas os 3 últimos dígitos. Entretanto, verificou-se que esse campo estava retornando um valor vazio, o que não era o comportamento esperado. Com isso, foi adicionado a informação de CFOP para o campo “IN_NF_OPERACA”

Protocolo: 5960
  • ERRO no código do serviço do município

Foi adicionado o campo “CODIGOSERVICO” para a tabela “TITMMOV” para NFSe sem OC. Com iss, foi alterada a classe “NFSeSemOrdemDeCompra_TagTITMMOV” para enviar o código do serviço que está no Ábax. Portanto, foi adicionada tag <CODIGOSERVICO> na exportação para NFSe sem ordem de compra.

Protocolo: 5912
  • Bandeira DePara CTE

Foi identificado um problema da bandeira indicando recebimento parcial no Item da OC no “DeParaCTe”, a verificação de saldo estava sendo feita erroneamente utilizando a quantidade e não o valor do item assim resultando em um saldo final diferente de 0.

Protocolo: 5912
  • Ordem de compras e Informação complementar

Foi identificado que algumas notas estavam sendo classificadas como “bandeira laranja” na ordem de compra e como “bandeira vermelha” na informação complementar, mesmo que não houvesse uma ordem vinculada. Portanto, a classificação correta deveria ser “vermelha” na ordem de compra, e na informação complementar, não deveria ser registrada nenhuma pendência. Com isso, foi realizado a correção do mesmo, retornando assim o comportamento padrão.

Protocolo: 5906
  • Condição de pagamento não é enviada para CTe sem ordem de compras para o RM

Foi identificado que, ao exportar o CTe sem ordem de compras, mesmo quando a condição de pagamento era especificada na tela de informações complementares, o sistema Ábax não estava incluindo a condição de pagamento no XML de exportação. Para resolver esse problema, foi realizada uma adaptação no envio da condição de pagamento escolhida na tela de informações complementares para o ERP, utilizando o campo “CODCPG”.

Protocolo: 6011
  • Condição de pagamento não acatada – Novos Casos Pendentes de Ação

Identificou-se que a condição de pagamento estava sendo enviada de acordo com a Nota Fiscal Eletrônica no modo Personalizado. Diante disso, solicitamos o desenvolvimento de um parâmetro que execute uma verificação de pendências, a fim de garantir que a customização seja aplicada de maneira correta e exportada com sucesso.

Protocolo: 5996
  • Rateio NFSE

Foi identificado um problema durante o rateio do módulo de serviço. Com isso, ao realizarmos o rateio na nota, o sistema não identifica valor e não permite dar continuidade no processo. Portanto, o problema na geração do rateio para NFSe foi corrigido, e a query que faz a busca para o vínculo quando o tipo de documento é NFSe também foi corrigida.

Protocolo: 5648
  • Campo Código serviço

Foi identificado que o sistema ábax está enviando o conteúdo da TAG <CodigoServico> de forma incorreta, utilizando o campo “B04_CODIGOTRIBUTACAOMUNICIPIO” em vez do campo “B02_ITEMLISTASERVICO”. Portanto, o envio deve ser habilitado pelo parâmetro “EnviarItemDaListaDeServico”, seguindo essa lógica para notas fiscais de serviço, tanto com quanto sem Ordem de Compra (OC).

Protocolo: 5946
  • Erro ao importar notas com XML

Foi identificado que um XML está apresentando um erro ao ser importado. Com isso, o erro apresentado está relacionado à data, mês e ano do XML.

Protocolo: 6037
  • Vínculo De/Para Produtos

Foi identificado e corrigido o problema que fazia com que coligadas não fossem separadas corretamente na tela ocasionando que quando alterasse um valor não salvava nem ativava corretamente pois estava tentando salvar na coligada errada, agora está sendo filtrado corretamente aparecendo só a coligada na qual está sendo utilizada.

Protocolo: 6002
  • Erros de versão 1.55.12010

Foi realizada uma correção para o problema das notas de serviço não entrarem no sistema Ábax. Com isso, o problema ocorria devido a uma exceção não tratada em um chamado. Com isso, identificou-se que o “DePara” estava com falha ao tentar acessá-lo.

Protocolo: 5987
  • CTe de saída – Rateio por item das notas transportadas

Foi adicionado parametro para rateio de frete “CTeSaidaRateioPorItem” e adicionado fluxo e lógica para rateio de frete.

Protocolo: 5900
  • Incluir coluna e filtro de anomalias no módulo CTe

Foi identificado a necessidade de realizar uma adição a coluna e filtro de anomalia para o módulo de CTe assim como acontece nos outros módulos.

Protocolo: 6035
  • Notas mesmos desvinculadas não integram

Foi realizada inserção da TAG “CTEDESVINCULADONAOIMPEDEREGISTRONFE” que deve ser atribuída com o valor “True” para que não seja impedido o registro caso a NFe não possua mais um CTe vinculado e sua bandeira fique na cor cinza.

Protocolo: 6057
  • Correções PDF NFSe

Foi identificado que ao baixar as notas através do botão “Download em PDF”, as notas baixadas vêm com o layout antigo. Foi observado que, ao realizar o download em PDF de uma nota, o arquivo aberto está em formato de texto, diferente do padrão e Também foi notado que a tela “View Danfe” apresenta um erro ao realizar o download em PDF. Com isso, os mesmo se mantiveram pois a arquitetura do Ábax tá montada de um modo que mudar esse modelo que é incompatível com modo que o layout novo foi implementado.

Protocolo: 6067
  • Erro ao fazer download do PDF

Foi identificado que temos uma situação onde não está sendo possível baixar nenhum PDF em nenhum módulo pelo botão de “Download em PDF” na tela principal. Com isso, foi corrigido a situação que estava impedindo o download de PDFs com a correção da tag

Protocolo: 6100
  • Erro no Download CTE PDF

Foi identificado um erro no código que quando era baixado os PDF’s de CTE os Ids deles não estava sendo passados pra página que faz o download.

Protocolo: 6082
  • Rateio NFSe – Pedido com mais de um Item

Foi identificado a necessidade de adicionar tratamento de rateio NFSE para múltiplos vínculos e adicionado novo campo “Vinculos” no cabeçalho da tela Rateio.

Protocolo: 6050

Melhorias

  • Mapeamento de PDF

Foi solicitado que fosse realizado o mapeamento correto de um PDF que apresentava alguns erros. Com isso, foi identificada diversificação nas datas de emissão, números dos documentos e valor total.

Protocolo: 6027
  • Criação de relatório com log de acesso pós atualização de versões

Foi identificado a necessidade de adicionar classe “RELEASE_HISTORICO”, adicionada classe para relatório, RelatorioLogHistoricoDeRelease e Adicionado relatório padrão de log de histórico de release.

Protocolo: 5927
  • Botão Reimportar

Foi agregado NFe_Documento_Bloqueio_ReimportarNota, CTe_DocumentoCTe_Bloqueio_ReimportarNota e NFSe_DocumentoNFSe_Bloqueio_ReimportarNota. Com isso, foi implementada uma lógica para ocultar o botão “Reimportar Notas” quando os acessos estiverem ativados, de modo que o comportamento padrão seja exibi-lo.

Protocolo: 6096
  • Exibir o campo de Custo/Despesa em Informações complementares

Foi adicionado o campo de Centro de Custo na forma de recebimento para ter opção de ser obrigatório ou opcional caso for ativado, sendo obrigatório funcionando do jeito que funcionava o campo e o opcional fazendo aparecer nas informações complementares mas não exigir sua edição.

Protocolo: 6081
  • Adicionar campo na base de conhecimento CTe

Foi adicionado novo campo de validação para baseCTe “ICMS” e adicionada lógica para validação do campo novo. Com isso, foram realizados correções no comportamento da condição de aliquota de icms e foi feito correção no processo de salvamento.

Protocolo:
  • Mapeamento PDFs Ipatinga-MG/Varginha-MG/São José Dos Campos-SP/Sorocaba-SP 

Foi realizado mapeamento dos PDF’s sobre as cidades comentadas. Com isso, os mesmo estão mapeados corretamente.

Protocolo: 6098
  • NFSe – Customização Aceite tela De/Para

Foi adicionado parâmetro “NFSePendenciaAceiteProtheus”, adicionada lógica para gerenciamento de aceite via protheus confirme documento de solicitação e adicionado log para problemas de aceite na tela DePara.

Protocolo: 5805
  • Mapear XML Município de São João Nepamuceno

Foi identificado erro que estava acontecendo pois o campo de Item da lista de serviço estava na verdade sendo preenchido com a descrição do serviço, fazendo com que não fosse possível identificar o serviço prestado e sendo salva sua descrição no campo de código.

Protocolo: 6008
  • Regra vínculo Ordem de compra linha do item ERP

Foi identificado a necessidade de criação do parâmetro “ValidarDataEntregaNaConsultaOC” e a ordenação nescessária na hora de buscas as ordens de compra quando o parâmetro estiver ativo. Com isso, o mesmo vai validar a data de previsão de entrada do intem do pedido ao ser vinculuado no “DePara”.

Protocolo: 5789
  • Alteração na funcionalidade Forma de Pagamento

Foi inserido o parâmetro “ConfigurarValorBoletoContaFinanceiro” que atuará quando estiver ativo e com os valores preenchido no formato de boleto. Com isso, não foi alterado nada em como funciona atualmente o processo de forma de pagamento, apenas replicado mas com os ajustes necessários quando o parâmetro estiver ativo.

Protocolo: 6024
  • NFS’E não está integrando

Foi identificado que o ábax não estava enviando o código do movimento da matriz fiscal. Com isso, foi realizada a inserção do campo “IN_ERP_OPERACAO”, que antes não era implementado na Regra fiscal 3 de NFSe, e também foi feita a correção de onde o campo “CNAE” é consultado.

Protocolo: 5992
  • Enviar data da presença de carga no campo DATAEXTRA2 para o RM

Foi criado tag “RM_CAMPO_DATA_EXTRA_2_PRESENCADECARGA” para envio da data de presença de carga no campo “DATAEXTRA2” para o RM.

Protocolo: 6059
  • NFSe Robos Municipios

Foi necessario realizar a inclusão do parâmetro EntradaPDFSemInbox e logo em seguida começei o processo de adaptação para que os exemplos fornecidos possam ser entrados no sistema.

  • Mapear XML Município de Itamarandiba MG

Foi identificado a necessidade de mapeamento corrigido ao pegar o campo do itemListaServico que estava preenchido no campo codigoMunicipal do xml, porém sobre o munícipio, este continuará sendo preenchido incorretamente, pois o ábax não lê o nome dos munícipios presentes no xml, mas sim o código IBGE deles, por isso ele não encontra no xml o código de Itamarandiba.

Protocolo: 5983
  • Criação de Dashboard

Foi identificado a necessicidade de criação de um Dashboard, no qual o painel com fácil visualização para
auxiliar nas tratativas das pendências, uma vez que a planilha atual não tem sido suficiente para tal
necessidade. Além disso, deverá ser possível que o usuário exporte como relatório dados filtrados
por ele no dashboard.

Protocolo: 5409
  • Mapeamento XML

A necessidade de mapeamento de alguns XMLs de Belo Horizonte foi identificada. Com isso, o mapeamento das NFSe’s foi realizado.

Protocolo: 5977
  • Valor do Desconto NFS

Foi corrigido o erro em que o campo “ZNF_DESC” não estava sendo preenchido em nenhum momento. Com isso, o mesmo esta sendo enviado para o ERP com o valor correto.

  • Enviar data da presença de carga no campo DATAEXTRA2 para o RM

Foi realizado a criação da Tag “RM_CAMPO_DATA_EXTRA_2_PRESENCADECARGA” para envio da data de presença de carga no campo DATAEXTRA2 para o RM.

Protocolo: 6059
  • Criação de WebService para informar OC após entrada do documento

Foi realizado o desenvolvimento do método ExecuteDePara, que quando enviado os dados solicitados e o retorno é “OK” realiza o DePara de CTe automaticamente e atribui o “TipoDeDepara” para “AutomáticoWS”.

  • Alteração no modelo de exportação SAP B1

Foi inserida a Tag “UTILIZAAPROVACAOSAPB1”. Com isso, o valor inserido nesta TAG será no formato ApprovalTemplatesID|Remarks.

Protocolo: 6033
  • Alteração na funcionalidade Forma de Pagamento

Foi identificado dentro da plataforma, ao excluir o boleto, a necessidade de atualização do mesmo para que seja realizada uma trava no registro quando nenhum boleto estiver anexado. A forma de recebimento solicitou obrigatoriedade e, como solução, foi adicionado um botão para remover a obrigatoriedade do boleto após uma justificativa.

  • Envio de PDF anexo SAP B1

Foi criado o parâmetro = “ExportarPDFProtheus” foi alterado para “ExportarPDF”. Com isso, ficara genérico para todos os ERP’s.

Protocolo: 6073
  • Regra vínculo Ordem de compra linha do item ERP

Foi criado o parâmetro e a ordenação nescessária na hora de buscas as ordens de compra quando o parâmetro estiver ativo.

Protocolo: 5789
  • NFSe – Customização Aceite tela De/Para

Foi adicionado um parâmetro “NFSePendenciaAceiteProtheus”, implementada a lógica para gerenciar a aceitação via Protheus do documento de solicitação, e também foi incluído um registro de log para problemas de aceitação na tela DePara.

Protocolo: 5805
Sumário